Coordenadas Esféricas X Coordenadas Planas

Outro questionamento muito importante dentro do tema “terra plana” é sobre distâncias entre coordenadas, ou no mínimo a distribuição geográfica básica do suposto “disco terrestre”.

Todos sabem que as coordenadas geográficas de nosso planeta se dividem em meridianos e paralelos.

Através desta grade de coordenadas esféricas é possível medir com altíssima precisão distâncias geográficas, rotas terrestres, marítimas, aéreas e até mesmo deslocamentos continentais.

A menor distância entre dois pontos sobre uma esfera pode ser facilmente calculada por ortodromia.

A ortodromia calcula e fornece através de dois pares de coordenadas, o valor de um segmento de arco entre dois pontos. Esse segmento de arco é conhecido como ortodrômica e representa a menor distância entre os pontos sobre a superfície do esferoide.

A grande pergunta é: “Se” a terra fosse plana, como isso seria calculado e como seria a distribuição da grade de coordenadas?

Basicamente o “movimento terraplanista” insiste em utilizar uma projeção cartográfica polar azimutal equidistante plana como “mapa”, “modelo” ou “representação”. (Obviamente não existe “mapa” da “terra plana”).

Projeção Azimutal Equidistante Polar Plana

Vamos fazer um comparativo entre distâncias calculadas em nosso planeta e em uma suposta “terra plana”.

Nota importante: para que o suposto “modelo plano” tenha o mínimo de funcionalidade inicial, o diâmetro considerado no exemplo possui 40.000 km, assim as distâncias Norte-Sul (no caso “centro-borda”) possuem os 20.000 km necessários para que se mantenha pelo menos UMA medida coerente.

Agora vamos verificar a distância utilizando um site que calcule as distâncias entre coordenadas:

Encontramos 2.266,36 km no mundo real.

Agora vamos comparar os resultados, calculando as distâncias em um disco plano:

Já encontramos um erro absurdo superior a 1.390 km

Agora um exemplo utilizando as coordenadas das cidades de Porto Alegre e Uruguaiana no RS.

Novamente um erro absurdo, superior a 140%

Nota: Utilizamos 40.003,2 km de diâmetro neste exemplo pois representa 360º em milhas náuticas. 1 NM= 1,852 km 60 NM= 1º = 111,12 km

Conclusão: Os valores quando transferidos para um suposto modelo plano nem mesmo se aproximam da realidade. Um modelo em escala deve obrigatoriamente traduzir medidas coerentes e verificáveis. Portanto fica evidente que os sistemas de coordenadas são incompatíveis, extinguindo por completo qualquer dúvida sobre essa questão.