Resposta à página “Verdade Urgente”: Rotas Chile – Austrália

Análise das alegações propostas neste site:

http://www.verdadeurgente.com.br/2017/12/terra-plana-voo-santiago-x-sidney-da.html?m=1

Alegação 1) Basicamente existem muitas variações nos vôos nas mais diversas rotas; entre aviões usados e isso muitas pessoas desconhecem. Inclusive existem vôos que chegam a atingir 1069 km/h, inclusive nessa rota que vai de Santiago a Sidney! Cuja a velocidade média para fazer os 11.344 km em 14 horas e 10 minutos seria de 800,75 km/h. No entanto, o voo de São Paulo à Dubai que dura 13 horas e 50 minutos, percorrendo 12.226 quilômetros, voa a 879,56 km/h, numa velocidade de 80 km a menos que na outra rota. O mais impressionante é que existe um voo realizado a bordo do Boeing 787-9 entre Canadá e Zurique que trafega a 1.167 km/h! Mas não para por aí não caro leitor! Um outro voo da AirLines chega a voar a 1.230 km/h! Outro avião da JetBlue AirWays chega a atingir 1.252 km/h! Mais um? Os aviões da Egypt Air voam a 1.293 km/h e 1.339 km/h (Cargo) e ambos de passageiros. Leve em conta que no sul da Terra a pressão é menor e isso é constatado no gráfico online da VentuSky; e isso permite que os aviões voem ainda mais rápido. Então, porque o avião da Qantas voa nessas regiões em câmera lenta a 800 km/h? Você poderia me explicar essa contradição?

RESPOSTA

O que importa é a velocidade MÉDIA do trajeto, existem aeronaves que chegam a atingir mais de 1000 km/h, porém esta não é a velocidade média, o que foi citado como exemplo é a velocidade máxima, e nenhuma aeronave, ou qualquer veículo, mantém a velocidade máxima durante todo o trajeto.

A velocidade média é registrada no histórico dos voos. (vide abaixo o item: Os dados de voo e seu monitoramento) Em qualquer situação de cálculo de trajetos, o que importa é a velocidade média.

Se um caminhão cumpre um trajeto de 500 km em 5 horas, a velocidade média será 100 km/h, não importa se em alguns trechos atingiu a velocidade de 200 km/h, o que importa é o tempo e a distância.

{\text{velocidade}}={\frac  {{\text{distância}}}{{\text{tempo}}}}

A velocidade média dos voos é verificável nos históricos, vejamos alguns exemplos:

Voo ANZ30, de Auckland para Buenos Aires

Velocidade média: 891 km/h
Velocidade máxima: 1064 km/h
Tempo total de viagem: 11h 36m

Outros voos abaixo do equador onde podemos verificar que a velocidade média jamais ultrapassa os 970 km/h:

https://pt.flightaware.com/live/flight/SAA223
https://pt.flightaware.com/live/flight/SAA280
https://pt.flightaware.com/live/flight/LAN806
https://pt.flightaware.com/live/flight/LAN807
https://pt.flightaware.com/live/flight/SAA222
https://pt.flightaware.com/live/flight/SAA281
https://pt.flightaware.com/live/flight/ANZ31

Não nos interessa analisar outras rotas. Citar exemplo de rotas no hemisfério norte efetuadas por aeronaves diferentes daquelas que cumprem a rotas analisada não modifica em nada a realidade das rotas em questão.

Levar em conta a pressão atmosférica no hemisfério Sul não altera em nada o desempenho das aeronaves, a pressão sofre alterações significativas dependendo da altitude, não da região.

O ISA – International Standard Atmosphere, prevê um modelo de cálculo para a troposfera com o valor de 1.013 hPa, tal valor não se altera o suficiente entre as diferentes regiões do planeta a ponto de alterar o desempenho das aeronaves:

https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/563568428727958/Grupo%2002.pdf

A alegação de que “aviões voam em câmera lenta” está baseada na falsa premissa de que as aeronaves cumprem a rota na velocidade de pico, o que é falso, em qualquer comparativo é a velocidade média da rota que deve ser levada em consideração, sempre.


Alegação 2: Com base nesses dados e números de velocidades de voos existentes, porque os globalistas resistem em acreditar que seja possível esses voos acontecerem numa Terra Plana?

Com apenas algumas informações reais de voos dos mais potentes e dados como da pressão na zona que voam, já concluiremos que a realidade é outra da que nos mostram e querem transmitir.

Não voamos sobre uma esfera mas sobre um enorme disco plano! Se esses voos com suas velocidades são poucos para convencer; talvez outros aviões como o Tupolev, avião comercial russo que voa a 2.200 km/h em velocidade de cruzeiro te convença. Conhece o Concorde? Ele voa a 2.158 km/h no mesmo esquema de cruzeiro! Se esse aviões voassem a meros 1.400 ou 1.500 km/h já seriam suficientes para perfazer os aproximados 20.000 km que seria a distância entre Santiago e Sidney na Terra Plana nessas mesmas 14 horas de voo; desde que o avião voasse mais rápido

RESPOSTA

Os dados apresentados não trataram das rotas em questão,  o que foi  apresentado não condiz com a realidade dos fatos:

  1. Descreve outras rotas no hemisfério norte.
  2. Outras aeronaves, como Tupolev e Concorde, que não são aquelas que cumprem as rotas em questão.
  3. Não levou a velocidade média do trajeto em consideração. Vide a resposta para a alegação 1.

Alegação 3:. Já que os globalistas amam viver de cálculos e números; vamos fazer alguns cálculos básicos? 1.420 km/h x 14h10m = 20.107 km percorridos!

RESPOSTA

Novamente a mesma premissa errada: Nenhuma aeronave, ou qualquer veículo, mantém a velocidade máxima durante todo o trajeto, o que importa é a velocidade média.

Não existe aeronave comercial com alcance de 20.000Km, a aeronave comercial com maior alcance é o Airbus A350-900 Ultra Long Range – 17.964 km: aviao-comercial-com-maior-alcance-do-mundo-realiza-primeiro-voo_3866.html https://www.digitaltrends.com/business/airbus-preps-new-a350/

Até o momento, o voo mais longo efetuado é o QF7879, um voo de teste da Qantas:

Distância total percorrida: 16.309 km
Velocidade média: 920 km/h

Dentre os voos comerciais mais longos, temos:

QTR920 da Qatar Airways: https://pt.flightaware.com/live/flight/QTR920

Distância percorrida: 15.057 km
Alcance da aeronave: 15.843 km https://www.boeing.com/commercial/777/

SIA21 da Singapore Airlines: https://pt.flightaware.com/live/flight/SIA21

Distância percorrida: 15.705 km
Alcance da aeronave: 17.964 Km:
https://airway.uol.com.br/singapore-airlines-estreia-o-a350-900ulr-no-mais-longo-voo-do-mundo/

Na lista dos voos mais longos do mundo, não constam voos entre América do Sul e Austrália.

https://upgradedpoints.com/longest-nonstop-flights-in-the-world

Alegação 4: Alguma objeção? Caso ainda ache inadmissível esses cálculos serem possíveis; vamos a mais alguns fatos desconsiderados com bases em informações verificáveis. Segundo o jornal Correio Braziliense, o voo entre Santiago e Sidney começou a operar em 26 de Março de 2012; e o Boeig 747-400 que é utilizado nessa rota, opera desde 9 de Fevereiro de 1989. Vale lembrar que esse avião funciona com 4 motores de propulsão a jato e na Wikipedia encontramos algumas informações interessantes. Em desenvolvimentos adicionais encontramos uma citação da Qantas que passou a utilizar um outro tipo de óleo extraído da planta de jatrofa numa mistura de 50% deste com 50% de combustível convencional para proporcionar ainda mais velocidade. Outro detalhe importante com respeito ao Boeing 747-400 é que sua produção cessou oficialmente em 15 de Março de 2007. Cinco anos antes da Qantas começar esse voo na rota Santiago Sidney com esse avião. Depois eles se equiparam e começaram a usar o Boeing 787, inclusive adquirindo o 787-9; aquele que voa a 1.167km/h. Coincidência?

RESPOSTA

  1. Tanto o Boeing 747-400 quanto o 787 não possuem alcance para cumprir a suposta rota de 20.000 km.
  2. Nenhum deles conseguem manter a velocidade média de 1.167 km/h, novamente utilizando a premissa errada citada na resposta 1.
  3. A questão do combustível relatada não apresenta nenhum ganho na velocidade da aeronave, o limite máximo de uma aeronave jamais será ultrapassado por conta apenas do combustível utilizado.
https://www.qantas.com/au/en/qantas-experience/onboard/seat-maps/boeing-787-9.html

Alegação 5: Outra observação importante é que todo sistema de GPS é baseado em trigonometria ou geometria esférica, ou seja ele mede a distância baseada no deslocamento através de uma esfera com as medidas programadas. No caso as medidas do suposto mundo esférico. Claro que se percorrermos a distância real numa Terra Plana, esse equipamento sempre nos fará entender que estamos perfazendo todo trajeto numa terra esférica. O mesmo pode acontecer com as velocidades informadas, já que não podemos conferir isso na prática durante o voo, senão por esses equipamentos. Sendo assim, estaríamos voando numa Terra Plana, numa rota maior e em maior velocidade do que esta sendo indicado nos painéis dos aviões. Claro que é típico dos globalistas acreditarem que o que é mostrado que é real e isso não pode ser falsificado e que estaríamos malucos e conspirando contra a realidade. Mas como sempre é mostrado aqui sobre os atores da NASA; basta pilotos inocentes ou por dentro do esquema que queiram ajudar por um bom salário e tudo fica assim; como se fosse como nos mostram.

RESPOSTA

Há telas interativas em muitos aviões onde os passageiros podem conferir dados do voo, como altitude, velocidade de cruzeiro medida em relação ao solo, a ground speed, rumo e etc. Como seria possível mostrar ao passageiro uma posição ou velocidade errada na tela, sendo que o mesmo pode conferir com um GPS próprio ou mesmo um celular com GPS?

Alegações impraticáveis, sem comprovações e que fogem completamente á realidade.

Para que tal delírio fantasioso fosse possível, haveriam milhões de pessoas envolvidas numa suposta mentira mundial, incluindo os fabricantes de aviônicos e aeronaves, engenheiros, operadores de radares, pilotos, copilotos, mecânicos e tripulação de todas as empresas aéreas envolvidas.

Sendo que o mesmo GPS, Sistema Inercial e equipamentos de voo das mesmas aeronaves cumprem voos no hemisfério norte. Para que houvessem diferenças entre eles, haveriam especificações, homologações diferenciadas, projetos e patentes, manutenção e etc., para cada hemisfério, o que não existe, e não se comprova na realidade.


Alegação 6: E já que a Qantas possui apenas 4 voos semanais isso é moleza de se manter por meio de um piloto e um co-piloto. Mas para complicar ainda mais, analisaremos a diretoria da Qantas para saber se estão acima de quaisquer suspeitas. Acho que essa é a melhor parte da pesquisa e resposta para os mais crentes no sistema. O CEO ou diretor presidente da Qantas desde 2008, chama-se Alan Joyce que é formado em Ciências Aplicadas, Física e Matemática e possui mestrado em Ciências de Gestão. E adivinhem de onde ele é membro? ROYAL AERONAUTICAL SOCIETY! A mesma sociedade que os alquimistas ícones da ciência fizeram parte; como Isaac Newton e outros. Essa sociedade tem vínculo com a Maçonaria que faz parte da coroa britânica. Sendo que a Royal Aeoronautical Society não é nada mais que o “braço” para assuntos aeroespaciais da Royal Society. Não se preocupe que ainda chegaremos a estudos mais detalhados sobre essas sociedades. Em 9 de Maio de 2017, Alan Joyce estava fazendo um discurso em um evento na Austrália pró união homo afetiva, quando levou uma torta na cara de um conservador na frente de todos. Além disso, ele ainda é casado com outro homem e ambos moram juntos. Suspeito não? Que currículo…

RESPOSTA

Qantas, LATAM e Air New Zealand fazem o trajeto entre América do Sul e Oceania, não são “apenas 4 voos” como alegado, mas sim, um total de 51 voos semanais, vejamos:

LATAM 806: rota Sydney – Santiago / 4 vezes por semana

LATAM 807: rota Santiago – Sydney / 4 vezes por semana

Air New Zealand 31: rota Buenos Aires – Auckland / 4 vezes por semana.

Air New Zealand 30: rota Auckland – Buenos Aires / 4 vezes por semana.

LATAM 801: rota Santiago – Auckland / 7 vezes por semana.

LATAM 800: rota Auckland – Santiago / 2 voos 7 vezes por semana

LATAM804: rota Melbourne – Santiago / 3 vezes por semana

LATAM805: rota Santiago – Melbourne / 3 vezes por semana

Qantas 28 rota Santiago – Sydney / 4 vezes por semana

Qantas 27: rota Sydney – Santiago / 4 vezes por semana

Sem contar as outras empresas que cumprem rotas abaixo do equador, que, se somadas suas distâncias, resultarão num tamanho inferior ao equador.

O restante do texto é um amontoado de delírios fantasiosos sem nenhuma conexão com a realidade, insinuações descabidas que nada tem a ver com a questão técnica das aeronaves e rotas.


Alegação Final: Com tantas informações as claras sobre os voos e suas velocidades; tantas falcatruas advindas de nomes grandes como a NASA, ESA e outras empresas que estão direta ou indiretamente envolvidas com sociedades secretas e manipuladoras e com um diretor presidente sob suspeita com esse currículo; o que podemos esperar nos resultados finais desses voos? Mas é claro que no final os globalistas escolhem crer no sistema; mesmo ignorando que eles não podem comprovar que os voos realmente estejam acontecendo sobre um globo. E como mostrado aqui; realmente é possível sim que esses voos estejam acontecendo em uma Terra Plana e você sendo enganado o tempo todo. Agora se quer continuar acreditando que isso é de fato loucura e os voos são numa esfera e esta é uma grande prova contra a verdade; continue se iludindo… Conteste as informações então e os demais; sintam-se a vontade para complementar e compartilhar esta publicação com outras pessoas.

RESPOSTA

Não houve nenhuma informação clara, apenas “rodeios” mostrando aeronaves, rotas e velocidades sem nenhuma relação com as rotas Chile – Austrália.

O restante não nos traz nenhum dado técnico que mereça atenção, são os mesmos argumentos conspiracionistas de sempre, fantasiosos e descolados da realidade.

Acrescentado algumas informações relevantes que não foram tratadas:

A direção dos ventos em altitudes entre 9000 e 12000 metros favorece a rota Austrália – Chile e prejudica com ventos contrários a rota Chile – Austrália: https://www.ventusky.com/?p=-23;-167;1&l=wind-300hpa

Portanto a alegação de que jet streams atuam no tempo total das rotas não se justifica, é claramente observável nos históricos de voo que os trajeto se cumprem numa média de tempo compatível com a distância e com o alcance das aeronaves.

ventoso
Os registros de ventos da região nos mostra que a média é de 200 km/h sempre no sentido Austrália – Chile, nunca ao contrário.

A densidade do ar em função da altitude, fator responsável pelo atrito, é determinada pelo modelo Atmosférico NRLMSISE: https://journals.ametsoc.org/doi/abs/10.1175/JCLI-3299.1

Sendo praticamente constante na altitude de cruzeiro na maioria das localidades do planeta, incluindo a região das rotas em questão.

Os dados de voo e seu monitoramento (e posterior armazenamento no histórico de voo) disponíveis no flightaware.com (e outros sites de rastreio) é obtido em tempo real, recebe os dados do voo diretamente das aeronaves através da tecnologia de vigilância de transmissão automática, ou ADS-B.

Qualquer pessoa comum pode montar ou adquirir o seu receptor ADS-B e fornecer dados para os sites de rastreio:

https://pt.flightaware.com/adsb/piaware/build

https://www.flightradar24.com/share-your-data

E não existem receptores e transmissores de ADS-B fabricados para atuar em diferentes localidades, um transmissor funcionará tanto acima quanto abaixo do equador da mesma forma e sem alterações.

CONCLUSÃO

A utilização de argumentos desconexos por parte proponente nos mostra:

a) Aeronaves e rotas diferentes daquelas que cumprem as rotas Chile-Austrália=Chile

b) Não utilizou a velocidades média, apenas picos de velocidade, o que interessa é a velocidade média, o tempo de duração do trajeto e a distância, e todos devem estar de acordo com a aeronave utilizada no trajeto Chile-Austrália-Chile.

c) Utilizou argumentos não técnicos, fantasiosos e impossíveis de serem comprovados.

OBSERVAÇÕES FINAIS

Por que somente o site flightaware.com foi utilizado?
R: É um dos poucos que fornece o histórico e a velocidade média em km/h gratuitamente, outros “trackers” cobram por essa informação.

Quais site de rastreio de voos é possível consultar?
R: flightradar24.comavdelphi.comflightairmap.comflightview.comradarbox24.com, etc.

Tabela contendo rotas para comparação e verificação:

Agradeço a ajuda de William das Neves pela revisão do material apresentado.