Mapa aéreo do Mundo de 1943/45

Capa e contracapa do Atlas Global do Mundo em guerra

Publicado pela World Publishing Company, elaborado por Matthews-Northrup Division e J. W. Clement Co. este mapa consta no atlas intitulado “Global atlas of the World at War“, descrevendo, dentro dos quadros explicativos, os seguintes pontos:

  • Trata-se de uma Projeção Azimutal Polar Equidistante do globo terrestre;
  • A forma, a escala e a distorção de área aumentarão para fora do ponto central;
  • A simetria de distorção segue-se à simetria da gratícula;
  • As conexões são desenhadas como linhas retas para conveniência;
  • As localizações reais de voo devem ser curvas para o sul;
  • As distâncias são grandes arcos circulares;
  • Há uma escala móvel de distância por latitude que mostra a distorção deste mapa;
  • Os valores nas rotas em vermelho mostram as distâncias no globo terrestre.

Quadro explicativo no canto superior esquerdo:

MAPA DA ESTRATÉGIA DE GUERRA GLOBAL

Grande parte da estratégia desta guerra baseia-se no avião moderno. Sua velocidade, tamanho e confiabilidade permitem operações militares em áreas impassáveis para o transporte de superfície.

As grandes áreas terrestres do mundo estão agrupadas em torno do polo norte. As rotas mais curtas entre muitos dos grandes centros do mundo estão entre regiões polares.

Mapas convencionais não apresentam esses fatos. Não mostram a relação trans-polar dos continentes. De muitas maneiras, eles dão uma impressão errada.

Este mapa tem o Polo Norte como seu centro. É um mapa estratégico de ar. Indica claramente a imensa economia de distância que o transporte aéreo possibilitaria. Mostra as razões pelas quais as potências mundiais estão a lutar, e a construir, bases aéreas nas regiões do Ártico.

O estudo deste mapa também mostra por que há muita preocupação com o controle do ar após a guerra. O uso de aviões de transporte irá, sem dúvida, alterar o movimento do comércio mundial. A nação que controla as bases vitais controlará o comércio aéreo mundial.

O avião redesenhou o mapa do mundo. Ele alterou seu tamanho e forma — nos fez olhar para o mundo de um novo ponto de vista.


Quadro explicativo no canto superior direito:

EXPLICAÇÃO DA PROJEÇÃO

Este mapa é feito na Projeção Azimutal Equidistante Polar Norte. Isso significa que o mundo foi projetado em um plano tangente ao polo norte, com os paralelos de latitude como círculos concêntricos, igualmente espaçados do polo para fora. Os meridianos da longitude são linhas retas que irradiam do polo. Cada ponto no mapa tem direção e distância verdadeira, ou azimute, a partir do polo.

Como é impossível espalhar a superfície de um globo em uma superfície plana sem distorção, todos os mapas são distorcidos em alguns aspectos. Neste mapa, a distorção ocorre nas distâncias leste e oeste. Essa distorção aumenta gradualmente do polo norte para o equador e, em seguida, rapidamente para os limites externos. A distorção das áreas terrestres da Antártida seria tão grande que estas não são mostradas. A quantidade de distorção nas distâncias leste e oeste pode ser estimada a partir das escalas no painel abaixo. O comprimento dos meridianos é o mesmo que seria em um globo. Portanto, as distâncias norte e sul são verdadeiras.

Nesta projeção, as grandes massas de terra que rodeiam o polo norte são razoavelmente verdadeiras em forma e relação. Assim, o mapa é excelente para estudar as possibilidades da estratégia global de guerra baseada no transporte aéreo trans ártico.


Quadro explicativo no canto inferior esquerdo:

DISTÂNCIAS DA LINHA AÉREA

As distâncias de linha aérea são indicadas pelos números vermelhos acima e abaixo das linhas vermelhas retas que unem as principais cidades e bases aéreas.

Ao estudar o mapa, deve-se lembrar que essas linhas não se destinam a mostrar rotas aéreas na operação real. Em tempo de guerra, as rotas aéreas reais são segredos militares.

No entanto, é comum saber que muitas dessas rotas, ou rotas próximas delas, estão em serviço. Também é bem conhecido que muitas bases da região ártica foram desenvolvidas e que outras estão no processo de conclusão. É inquestionável que muitas rotas aéreas do Ártico estão em operação regular.

Para evitar confusão, linhas retas foram usadas para indicar a distância do ar. Na verdade, as distâncias mais curtas entre a maioria dos pontos não seriam linhas retas no mapa, mas seriam arcos de grandes círculos. Somente as linhas que executam exatamente norte e sul permaneceriam retas. Todas as outras rotas do círculo grande (distância mais curta) curvariam para o sul.

Todas as distâncias de ar são dadas em milhas estatutárias. Se essas distâncias forem comparadas com as distâncias de rotas marítimas de outras fontes, deve-se lembrar que as distâncias de rotas marítimas são dadas em milhas náuticas. Uma milha náutica é igual a 1,15 milhas estatutárias.


Quadro explicativo no canto inferior direito:

Escala móvel para correção da distorção causada pela projeção.

No mesmo atlas encontramos outro mapa com rotas seguindo os grandes círculos do globo terrestre, fazendo assim uma melhor aproximação visual das rotas.

No quadro à direita temos o seguinte texto:
Artérias de transporte
Rotas marítimas em tempo de paz
Linha de fornecimento do Lend-Lease
O mapa mostra como as artérias do comércio normal foram interrompidas pela guerra.
A longa e difícil ponte de navios para os aliados no Extremo Oriente pode ser complementada por uma ponte de aviões sobre as regiões árticas.
A tabela mostra a grande economia em milhas.

Referências:

David Rumsey – Map of The World Azimuthal Polar Equidistant Projections

https://www.metabunk.org/threads/debunked-air-map-of-the-world-1945-is-a-flat-earth-map.10549/

https://www.davidrumsey.com/luna/servlet/detail/RUMSEY~8~1~247125~5515285:Geo-Political-World-maps-for-Global

https://searchworks.stanford.edu/view/mh799dp9838

David Rumsey – Geo-Political World Maps for Global War

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lend-Lease