Se o espaço é um vácuo, por que não aspira todo o ar da atmosfera terrestre?

Na verdade o vácuo do espaço não exerce nenhuma força sobre a atmosfera. Não aspira o ar. Associamos o termo “sucção” aos “aspiradores”, mas é impróprio. Não é isso que os aspiradores fazem.

Considere um exemplo em que extraímos todo o ar de um recipiente e criamos um vácuo dentro dele. Digamos que estamos na Terra, ao nível do mar, e abrimos um buraco neste recipiente. O que vai acontecer?

O ar entra no recipiente e o preenche.

Foi o vácuo que aspirou o ar para dentro da caixa?

Não.

O que realmente ocorre é que a pressão do ar ao redor do recipiente está forçando o ar para o espaço sem pressão dentro do recipiente. O ar que preenche o recipiente está sendo empurrado pela pressão do ar externo para dentro do espaço vazio do recipiente.

Os aspiradores nunca “sugam” o ar. O que eles fazem é criar um espaço vazio, como a pressão externa é mais alta, o ar é empurrado e não aspirado pelo vácuo, qualquer fluxo ocorre devido à diferença de pressão entre a fonte(a atmosfera) e o alvo (o recipiente evacuado).

A pressão do ar não é uniforme em toda a atmosfera. Quanto menor a altitude, maior a pressão do ar; quanto maior a altitude, a pressão do ar diminui. De fato, nos limites superiores da atmosfera, a pressão do ar reduz-se a basicamente zero.

E como não há pressão lá em cima, não há força aspirando o ar para o espaço vazio.

Se abrirmos o mesmo recipiente evacuado na camada superior da atmosfera, onde a pressão é quase zero, nenhum fluxo acontecerá, porque o fluxo ocorre devido à diferença de pressão.
Por esse motivo, o vácuo no espaço não tem um efeito perceptível no ar da atmosfera terrestre.

A concepção de que o vácuo é capaz de sugar coisas foi superada no século XVII com o célebre trabalho do Toricelli e as bombas aspirantes. Em uma bomba aspirante, por mais que se produza vácuo (se reduza a pressão no seu interior) a coluna de água não se eleva por mais de 10 m. Vide E se o experimento de Torricelli para medir a pressão atmosférica fosse feito com água ao invés de mercúrio?

Da mesma forma uma coluna de ar atmosférico não pode se elevar indefinidamente mesmo que no seu topo exista vácuo. Se a densidade do ar não se alterasse ao longo da coluna, ela teria apenas 8,5 km da altura. Com a redução da densidade do ar ao longo da coluna, ela se estende por muitas dezenas de quilômetros enquanto a sua densidade diminui, tendendo a zero.

Calculadora de pressão de ar na altitude

https://www.mide.com/air-pressure-at-altitude-calculator

Fontes:

Mais um argumento patrocinado pelo Domo da Ignorância que cobre a mitológica Terra Plana

Perda da atmosfera: por que o ar não escapa do planeta?