Focagem e Desfocagem

Instrumentos óticos como telescópios e câmeras são providos de ajustes de foco cuja função é proporcionar a melhor nitidez na captura dos objetos observados.

No caso dos telescópios refletores, há um espelho preso por hastes (chamado de aranha) cuja função é refletir a imagem do espelho principal para a ocular.

Quando o foco não é ajustado adequadamente é possível observar as hastes e o espelho secundário do telescópio através da ocular.

Exemplo de objeto celeste desfocado com o espelho secundário e a aranha visíveis.

Quando se trata de câmeras com teleobjetiva, o efeito da desfocagem é percebido, em algumas situações, pelo contorno da abertura do diafragma no objeto.

Exemplo de objeto celeste fotografado com desfocagem apresentando o contorno do diafragma da câmera. Fonte: https://youtu.be/u0yf9gV89f0

Quando o diafragma está totalmente aberto o contorno do objeto é circular, porém, em todos os casos de desfocagem, notam-se aberrações cromáticas e ampliação da turbulência atmosférica.

Exemplo de estrelas fora desfocadas com a decorrente ampliação da turbulência atmosférica.

o efeito de desfocagem também é chamado de efeito “Bokeh”, abaixo um vídeo com alguns exemplos de desfocagem e sua implicações.


Fontes:

https://photographylife.com/landscapes/how-to-focus-for-star-photography

http://www.astrogene1000.com/DIY/artificial_star/index.htm

https://www.edp-open.org/images/stories/books/fulldl/eas_59/eas59_pp059-076.pdf