Cartas Magnéticas da Terra

O campo magnético da Terra é descrito por sete parâmetros. são eles: declinação (D), inclinação (I), intensidade horizontal (H), intensidade vertical (Z), intensidade total (F) e os componentes norte (X) e leste (Y) da intensidade horizontal. Por convenção, a declinação é considerada positiva quando medida a leste do norte, a inclinação e a intensidade vertical positiva para baixo, X positivo para o norte e Y positivo para o leste.

Os elementos principais das cartas magnéticas são:

https://daed.on.br/astro/magnetismo-terrestre

Declinação magnética: Muitos imaginam que a agulha magnética da bússola aponta para o pólo norte magnético; mas rigorosamente, isso não é verdade. A AGULHA MAGNÉTICA aponta na direção da COMPONENTE HORIZONTAL DO CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA no local. O ÂNGULO entre o NORTE VERDADEIRO (a linha na direção do polo norte geográfico) e a DIREÇÃO PARA A QUAL APONTA A AGULHA MAGNÉTICA (componente horizontal do campo magnético) é chamado DECLINAÇÃO MAGNÉTICA. Por isso, é preciso ajustar para a declinação do local quando se trabalha com um mapa e uma bússola. Ao se aproximar do norte magnético ou polo sul, há áreas de falta de confiabilidade da aguilha magnética onde a bússola começa a se comportar de forma irregular e, eventualmente, torna-se inutilizável.


Inclinação magnética: É o ângulo em que o campo geomagnético é inclinado em relação à superfície da Terra. A inclinação magnética varia de 90 ° (perpendicular à superfície) nos pólos magnéticos a 0 ° (paralelo à superfície) no equador magnético. No hemisfério norte, o ângulo agudo que o campo magnético forma na superfície da Terra aponta em direção ao Polo Magnético Norte. O oposto é verdadeiro no hemisfério sul. além disso, a magnitude do ângulo em relação ao solo fornece uma indicação aproximada da latitude.


Intensidade do campo magnético: É frequentemente medida em gauss (G), mas geralmente é relatada em nanoteslas (nT), com 1 G = 100.000 nT. Um nanotesla também é conhecida como gama (γ). [13] O tesla é a unidade SI do campo magnético, o campo da Terra varia entre aproximadamente 25.000 e 65.000 nT (0,25–0,65 G). Um mapa de contornos de intensidade é chamado de gráfico isodinâmico. A intensidade tende a diminuir dos pólos para o equador. Uma intensidade mínima ocorre na anomalia do Atlântico Sul na América do Sul, enquanto há máximos no norte do Canadá, Sibéria e na costa da Antártica ao sul da Austrália.


Os dados para a elaboração das cartas magnéticas são obtidos através dos observatórios magnéticos instalados ao redor do mundo.

Observatórios magnéticos em operação no consórcio INTERMAGNET
https://www.intermagnet.org/imos/imomap-eng.php

No Brasil o Observatório Nacional (ON) mantém uma rede de estações de medidas do campo geomagnético composta por 131 estações distribuídas no território brasileiro, além de 2 observatórios magnéticos de operação contínua (VassourasRJ e Tatuoca –PA) As estações que compõem a rede geomagnética do ON são ocupadas em períodos de 5 anos, em média e juntamente com os observatórios, fornecem informações
importantes para confecção das cartas Magnéticas do Brasil, para representar a inclinação, a declinação e a intensidade do Campo Total que são publicadas em intervalos de 5 anos.

localização estações REDE ON no Brasil
https://www.on.br/conteudo/dppg_e_iniciacao/dppg/ferramenta_teses/teses/GEOFISICA/%5b197_02-21_C%5dmaximiliano.pdf

Inclinação: Experimentos e equipamentos


Fontes:

Magnetismo terrestre: novamente a Terra Plana é refutada por um terra-chato! CREF

Afinal para onde a bússola aponta! CREF

https://spawx.nwra.com/spawx/maps/maplats.html

https://www.pasco.com/products/complete-experiments/electromagnetism/ex-5539#desc-panel

https://sos.noaa.gov/datasets/earths-magnetic-field-compass-needles/

https://maps.ngdc.noaa.gov/viewers/geophysics/

https://kids.frontiersin.org/article/10.3389/frym.2019.00042

https://www.plaincode.com/products/magnetmeter/

http://www.geomag.bgs.ac.uk/education/earthmag.html

https://www.navlab.net/Publications/The_Seven_Ways_to_Find_Heading.pdf

http://angloresolve.plurall.net/press/question/3308795

http://sigep.cprm.gov.br/glossario/verbete/inclinacao_magnetica.htm

https://jeb.biologists.org/content/194/1/23

https://www.iag.usp.br/~eder/lab_paleoI.pdf

https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1029/2006RG000198

https://www.usgs.gov/natural-hazards/geomagnetism/science/observatories?qt-science_center_objects=0#qt-science_center_objects

https://geomag.bgs.ac.uk/operations/observatories.html

https://daed.on.br/astro/magnetismo-terrestre

https://www.solarpathfinder.com/magnetic